Massa (de véspera): bater um ovo, uma gema, 100 g de açúcar e uma pitada de sal. Acrescentar 125 g de manteiga amolecida e 200 g de farinha e deixar repousar a massa 24 h, depois de trabalhada. Creme: Ferver 25 cl de leite com 2 favas de baunilha partidas. Bater 2 gemas de ovos com 50 de açúcar, antes de deitar 30 g de farinha e uma colher de sopa de rum. Acrescentar lentamente o leite a ferver (mexendo sempre). Deitar na panela e deixar engrossar em lume brando. Untar uma forma, forrar o fundo e os lados com 2/3 da massa e encher com o creme frio. Estender a massa restante e juntar os bordos com água. Pincelar a superfície com uma gema de ovo e deixar cozer durante 40 minutos, a 210 °C.
Receita
Suculento pato confitado
Especialidade culinária do sudoeste de França, e mais especificamente da zona de Périgord, o pato confitado serve-se geralmente acompanhado de batatas “sarladaises”. Para o preparar, a carne de pato gordo é cozida durante 2 h na gordura quente, e depois colocada em boiões de vidro. Acompanha-se idealmente com um bom vinho tinto de Languedoc.
Pimenta de Espelette:
cacau quente
Produto DOC, exclusivamente criado no país basco e de cultura inteiramente controlada, a pimenta de Espelette é um produto de exceção, emblemático da tradição gastronómica basca. Os seus sabores frutados e picante quente não ardente oferecem um equilíbrio muito subtil, próximo da força da pimenta preta. Generosa, condimenta tão bem os pratos tradicionais regionais (a “Piperade à l'Ibaïona” ) como a charcutaria local e combina com caráter e requinte com uma série de receitas, de aperitivos a sobremesas. É difícil não sucumbir aos quadrados de chocolate com pimenta de Espelette, um artigo incontornável se visitar a região.